SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)
As Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas do Google fazem uma citação explícita quanto ao propósito e esforço para criar o conteúdo principal de uma página.
Introdução
O Google possui uma documentação oficial sobre as Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (em inglês), que aborda de forma ampla o assunto para uma variedade de sites. Segundo o documento de visão geral das diretrizes (Search Quality Rater Guidelines: An Overview, inglês) este sistema de avaliação possui aproximadamente 16.000 avaliadores e fala 80 idiomas diferentes, onde temos para o nosso cenário LATAM aprox. 1.000 avaliadores.
Os testes são rigorosos para qualificar os websites e, segundo a própria documentação, o objetivo do Page Quality (PQ), ou Qualificador da Página, o objetivo geral é avaliar a eficiência de uma página em atingir seus objetivos.
Ênfase para o propósito do website
Há uma seção específica na documentação (Parte 1, Tópico 4.0), que enfatiza de forma interessante a ênfase para conteúdos de baixa qualidade quando o propósito do website é “duvidoso” em relação ao benefício real que ele pode trazer ao visitante. Essas páginas são classificadas como “Páginas de qualidade mais baixa".
O trecho a seguir é uma tradução do conteúdo sobre propósito da página:
A classificação Mais Baixa é exigida se a página for criada para beneficiar o proprietário do website (por exemplo, para ganhar dinheiro) com pouquíssima ou nenhuma tentativa de beneficiar os visitantes do website ou servir a um propósito benéfico de outra forma.
É importante entender este conceito, onde o conteúdo com maior probabilidade de ter bons resultados nas pesquisas é aquele que é pensado desde o início no usuário, ou seja, tem seu propósito no benefício de quem está consumindo o conteúdo e não para quem está criando.
Não é incomum ver websites que pensam somente nos benefícios de ter o website, onde o SEO é, inclusive, um dos focos para ter tráfego das pesquisas orgânicas, e isso inclui produção tendenciosa ou viciada de conteúdo para atingir estes meios. Conforme na documentação, estes sites possuem mais chance de serem classificados como baixa qualidade, perdendo posição para outros que pensaram no usuário.
O pensamento no propósito precisa ficar em primeiro lugar e perguntas como as que estão a seguir podem ajudá-lo a começar:
Qual problema do visitante é resolvido ao acessar meu webiste?
O visitante chega ao seu website com um problema e ele precisa sair com a resolução, seja ela se entreter, informar, falar com alguém, solicitar um serviço, realizar uma compra ou outros.
O que minha audiência (visitantes) realmente querem?
Às vezes pensamos saber o que as pessoas querem, entretanto, é necessário pesquisas com os usuários, entrevistas e estudos de mercado para saber o que as pessoas querem e como elas buscam por isso, aumentando assim a chance de sucesso ao produzir um conteúdo direcionado para seu nicho de visitantes.
Como eu posso me preparar mais para ajudar meus visitantes?
Websites e aplicativos que se preocupam em entregar mais para o visitante sempre possuem novidades, atualizações, modernidades no layout e novas funcionalidades. O Google está atento para isso e bonifica quem se esforça.
Como me conectar melhor com meus visitantes para melhorar sua experiência?
O website é criado para as pessoas e não para os robôs. E pessoas gostam de pessoas. Utilize seu conteúdo para se conectar com seus visitantes, use redes sociais, colha feedbacks e avaliações.
O que incentiva uma pessoa a acessar meu website?
Há milhares de websites na internet e dependendo do seu ramo, pode haver até centenas de concorrentes. A questão aqui é como se diferenciar, o que tem de mais interessante, original e exclusivo em seu conteúdo para que o visitante pense: "Compensa acessar este website, vamos lá!".
Esforço para a produção do conteúdo
Este é outro item que também está presente na documentação sobre o MC (Main Content ou conteúdo principal do site), a saber, esforço para a produção do conteúdo.
Veja a tradução dos trechos que falam exatamente sobre o tema:
O Conteúdo Principal (MC) é criado com pouco ou nenhum esforço, tem pouca ou nenhuma originalidade e não agrega valor em comparação com páginas similares na web.
O Conteúdo Principal (MC) é criado com tão pouco esforço, originalidade, talento ou habilidade que a página não consegue atingir seu propósito.
De forma geral, a página precisa de uma dedicação e esforço suficientes para que o MC (Main Content ou conteúdo principal do site) atinja seus objetivos. A questão é que isso nem sempre acontece por falta de esforços.
A falta de esforço pode ser caracterizada de diversas formas e não está relacionada a ferramentas específicas como editores de texto, imagens, AI ou outras; mas sim na falta de empenho necessário para ter o mérito do propósito cumprido.
Veja alguns exemplos básicos de falta de esforço para produzir um conteúdo em relação ao que se espera:
❌ O texto é copiado de outro site e as palavras são somente trocadas por sinônimos;
✅ A leitura de outros sites é para dominar o assunto, enquanto seu texto terá opiniões profundas e exclusivas sobre o tema.
❌ Falta de referências bibliográficas, comprovações científicas ou fontes para validar as informações;
✅ O conteúdo é embasado com referências de autoridade do setor, os quais possuem links e detalhes sobre os trechos citados.
❌ Textos com pesquisas muito básicas só juntando alguns links sem profundidade ou opinião;
✅ As pesquisas são complexas, demoradas e incluem conclusões. A pesquisa pode ir além da internet com entrevistas, eventos presenciais e assinatura de conteúdos fechados.
❌ Conteúdo e títulos apelativos em detrimento às fontes que validam o conteúdo;
✅ Título e conteúdo pensando em enaltecer a riqueza do conteúdo e objetivos quanto à mensagem
Conclusão
Nós vivemos em um cenário com muitas facilidades, por exemplo, quem trabalhava com web em meados de 2000 sabe a dificuldade que era para criar uma arte, possuir uma foto ou ter referências para um texto - este trabalho artesanal naturalmente está propensoa mais originalidade e exclusividade uma vez que ou ele é assim, ou não existiria.
Atualmente temos muitas ferramentas facilitadores como bancos de imagens, as próprias pesquisas e a AI para gerar qualquer tipo de material com pequenos prompts. Hoje é mais fácil produzir spam de baixa qualidade. Porém, como vimos na própria documentação oficial do Google, há muito empenho para dar menos créditos para quem trabalha dessa forma; ou seja, o esforço precisa ser grande e com propósitos claros e objetivos (o que é complexo de conseguir), independente da ferramenta utilizada. Não se iluda com o poder da criação em massa e foque em seu visitante e suas necessidades.