Como escolher as palavras-chave certas para seu negócio | SEO

As palavras-chave corretas aumentam a conectividade do conteúdo com o visitante, gerando uma melhor experiência e mais impressões nas pesquisas

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

A importância de escolher as palavras-chave certas

As palavras-chave estão relacionadas ao modo como as pessoas buscam no Google, principalmente digitadas ou por voz.


Sua importância está principalmente no fato de diminuir a distância entre quem busca e seu conteúdo, promovendo mais conectividade com o que o visitante realmente deseja. Veja o exemplo abaixo: 

🥥 Uma lanchonete vende água de coco e coloca no site: Temos Água de coco por X reais

🌴 Uma segunda lanchonete também adiciona no cardápio: Comprar Água de coco natural por X reais

🔎 Um usuário vai no Google e busca: Comprar água de coco natural

A segunda lanchonete possui uma correspondência maior com o termo que o visitante utilizou, aumentando sua vantagem nas pesquisas.


Como escolher as palavras-chave certas utilizando a própria pesquisa do Google
 

Uma das formas mais básicas, porém, não menos importante, de encontrar boas palavras-chave é utilizando a própria busca do Google ao ver "As pessoas também buscam por..." e "As pessoas também perguntam por..." . Veja abaixo o exemplo utilizando a mesma busca "água de coco".

Imagem as_pessoas_também_buscam
Exemplo de resultado contendo As pessoas também pesquisam por para a busca: comprar água de coco

No exemplo podemos perceber que termos como caixinha, natural e benefícios são importantes para os usuários, então se tivermos no website:

Comprar água de coco natural de caixinha, marca X por Y - Veja os benefícios - Esse tipo de ação aproxima seu website dos interesses das pessoas, aumentando a chance de impressão e também de receber mais cliques entre os demais.


Outra forma de usar as próprias buscas é com o preenchimento automático de sugestões, onde você adiciona lentamente o que deseja e aguarda pelas sugestões de preenchimento.

Imagem sugestoes_pesquisa
Exemplo de sugestões para a busca comprar água de coco

As dicas colhidas pelo auto preenchimento são importantes por serem reais e baseadas no volume de buscas, ou seja, provavelmente a maioria das pessoas fazem esse tipo de busca. Na imagem de exemplo, temos tipos, marcas e formatos que são do interesse dos visitantes.

É importante saber que o Google utiliza sua localização para encontrar o que te interessa nas proximidades. Use a busca em aba anônima para resultados genéricos sem localização.


Como escolher as palavras-chave certas utilizando o Google Trends

O Google Trens é uma ferramenta criada exatamente para consultar os tópicos e palavras-chave mais populares entre os usuários. Ao analisar os termos e assuntos na ferramenta, é possível obter dados preciosos para sua busca. A ferramenta está disponível pelo link oficial do Google Trends.

Imagem google_trends
Google Trends: Ferramenta do Google para ver palavras-chave, volumes de pesquisas e muito mais

Recursos importantes do Google Trends para encontrar boas palavras-chave

Trending Now: Aba com filtros para ver quais assuntos estão em alta no momento nas pesquisas. É possível filtrar por tópicos, países, categorias e tempo.

Explore: Literalmente um explorador de volumes de pesquisas para a palavra-chave que você inserir. É importante ficar atento para não misturar termos com tópicos. É importante utilizar a ferramenta para comparar termos e entender como as pessoas estão buscando.

Imagem estetica_automotiva
Exemplo de uso do Google Trends para comparar termos.

No exemplo da imagem acima temos as comparações entre estética automotiva x lava gato segmentado para o Estado de São Paulo no perído dos últimos 30 dias. No exemplo conseguimos entender que em média, lava jato é buscado ao menos 2x mais que estética automotiva.


Google Keyword Planne: Uma ferramenta do Google Ads pra escolher as palavras-chave certas

Essa ferramenta é interna e é necessário ter uma conta do Google Ads para conseguir acessá-la. Ela está disponível no menu > Tools (Ferramentas) > Planning (Planejamento) > Keyword Planner (Planejamento de palavras-chave).


A princípio a ferramenta permite descobrir novas palavras-chave ver volumes de pesquisa e previsões. Diferente do Google Trends, o Keyword Planner exibe quantidades médias de pesquisas valor de leilão (concorrência) para aquele termo.



Imagem buscas_agua_coco
Imagem recortada do Google Ads > Keyword Planner para a busca água de coco

No exemplo acima conseguimos ver que o termo "água de coco" tem em média 135.000 buscas em todo o Brasil todos os meses. Abaixo do termo, há uma série de termos com correspondências parecidas para consultar o volume. A ferramenta também disponibiliza proporções de buscas pelo computador e celular, além de diversas outras funcionalidades.


Aplicando as palavras-chave certas de forma correta

Para aplicar com sucesso as palavras-chave, considere essas recomendações que adicionamos abaixo e podem ser muito úteis para o ranqueamento do seu website:

  1. Não use muitas palavras-chave no título do site.

  2. Tente abordar bem um assunto por página. Não tente falar sobre tudo no mesmo lugar.

  3. Evite erros gramaticais. Se a palavra-chave é "agua coco", descreva corretamente no seu website (água de coco).

  4. Não crie conteúdos duplicados para palavras-chave parecidas, por exemplo: Se uma página já possui estúdio de pilares em são paulo, você não precisa de outra studio de pilares em são paulo sp

  5. Não use termos com muito volume que não fazem sentido para sua empresa. Fale somente sobre assuntos que você tenha autoridade.

  6. Seja objetivo. Não faça rodeios para responder o que o usuário deseja.

Exemplo prático de aplicação de palavras-chave

Vamos considerar um Estúdio de Pilates como negócio de exemplo. Se eu fizer uma busca no Chrome em aba anônima no google.com.br eu encontro várias palavras-chave, por exemplo: Preço Pilates 2x semana. Posso utilizar essa palavra-chave de forma inteligente no meu site, da seguinte forma:

. Vou criar /planos/pilates-2x-semana como um plano no meu website

. O título do meu plano será Plano de Pilates 2x na Semana

. Ao explicar mais detalhes sobre meu plano, terei no conteúdo o subtítulo Pilates 2x da semana: Preço

. Vou explicar sobre o preço, formas de pagamento e mencionar que os clientes podem fazer uma aula grátis para conhecer

O exemplo acima mostra uma forma lógica de trabalhar as palavras-chave sem exageros e, principalmente, pensando no visitante ao invés de pensar em hacks para ter mais visibilidade. Lembre-se que o posicionamento no Google possui muito mais relação com as experiência de quem consome o conteúdo do que técnicas específicas.



 

Essa publicação ajudou você?

Sim Não

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo Um bom SEO também é um bom AIO: Como aparecer no ChatGPT, Google AI Mode e outras AIs

Um bom SEO também é um bom AIO: Como aparecer no ChatGPT, Google AI Mode e outras AIs

Até onde o bom SEO interfere nas exibições nas AIs e influencia no GEO? Veja neste artigo pesquisas e informações interessantes sobre as duas técnicas.

Em 11/11/2025 às 08h19 - Atualizado em 14/11/2025 às 07h58

Imagem principal do artigo MPI: Como posicionar sua empresa na internet em 2025

MPI: Como posicionar sua empresa na internet em 2025

Como o MPI pode gerar benefícios para uma empresa mesmo com as transformações constantes no cenário das buscas e uso da AI? Confira dicas essenciais.

Em 10/06/2025 às 08h36 - Atualizado em 10/09/2025 às 09h19

Imagem principal do artigo O que esperar do AI Mode, nova aba dos resultados de pesquisas do Google

O que esperar do AI Mode, nova aba dos resultados de pesquisas do Google

Uma página de resultados totalmente gerada por AI. Entenda como essa mudança vai impactar o cenário de buscas e o papel dos websites

Em 09/06/2025 às 09h36

Imagem principal do artigo Diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago

Diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago

O website precisa de tráfego, entretanto, estes acessos podem ser orgânicos ou pagos. Entenda um pouco sobre ambos para saber os benefícios de cada origem.

Em 28/05/2025 às 21h21 - Atualizado em 29/05/2025 às 09h09

Imagem principal do artigo Como criar autoridade online com marketing de conteúdo | SEO

Como criar autoridade online com marketing de conteúdo | SEO

O marketing de conteúdo é um grande aliado à autoridade da marca e comunicação com seu público. Veja 5 itens essenciais para criar ótimos conteúdos

Em 27/05/2025 às 02h38 - Atualizado em 27/05/2025 às 14h23

Imagem principal do artigo O que é CRO e como ele ajuda seu site a vender mais

O que é CRO e como ele ajuda seu site a vender mais

Entenda o que envolve a otimização da taxa de conversão e como aplicar essas técnicas corretamente.

Em 26/05/2025 às 08h42 - Atualizado em 27/05/2025 às 01h29

Imagem principal do artigo O novo SEO: Como AEO e GEO redefinem a Otimização de Conteúdo

O novo SEO: Como AEO e GEO redefinem a Otimização de Conteúdo

SEO vs AEO vs GEO - Como a otimização de conteúdo está se redefinindo para gerar ótimas experiências para os visitantes e também robôs

Em 16/05/2025 às 08h25

Imagem principal do artigo Como melhorar a velocidade do seu site para ranquear melhor

Como melhorar a velocidade do seu site para ranquear melhor

A velocidade do website é um dos itens mais importantes quando falamos de SEO técnico. Veja formas simples de torná-lo mais rápido

Em 12/05/2025 às 20h53 - Atualizado em 13/05/2025 às 09h19

Imagem principal do artigo SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

SEO para sites de serviços: como atrair clientes pelo Google

As buscas do Google podem ser um grande aliado para o comercial das empresas de prestação de serviços

Em 09/05/2025 às 08h19 - Atualizado em 09/05/2025 às 08h23

Imagem principal do artigo Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Como funciona o algoritmo do Google em 2025

Entenda um pouco do ecossistema das buscas e suas últimas atualizações, além de opiniões de especialistas sobre as novidades

Em 08/05/2025 às 15h43

Imagem principal do artigo Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego

Veja para que serve e como funciona essa ferramenta que mostra como seu site desempenha nas pesquisas do Google

Em 06/05/2025 às 21h24

Imagem principal do artigo Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Quanto tempo leva para um site ranquear no Google? Veja médias de tempo

Essa preocupação é uma das mais comuns para as pessoas que estão investindo em um website ou trabalho de SEO.

Em 06/05/2025 às 04h27

Imagem principal do artigo SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)

SEO: Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas (propósito e esforço para produção)

As Diretrizes para Avaliadores de Qualidade nas Pesquisas do Google fazem uma citação explícita quanto ao propósito e esforço para criar o conteúdo principal de uma página.

Em 05/05/2025 às 15h01

Imagem principal do artigo Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

Guia completo de SEO local: apareça para clientes da sua cidade

As pesquisas com intenção de saber mais sobre um local são recorrentes e, segundo o próprio Google, aproximam-se da metade de todas as buscas realizadas

Em 30/04/2025 às 08h35 - Atualizado em 30/04/2025 às 08h54

Imagem principal do artigo O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é SEO técnico e por que ele importa? 5 itens essenciais

O que é o SEO Técnico, onde e como ele atua, quais os impactos e influência no ranqueamento? Veja as respostas para estas e mais perguntas neste artigo

Em 29/04/2025 às 05h08

E-books para baixar

imagem do e-book como a web pode transformar seu negócio

Como a web pode transformar sua empresa

Veja uma abordagem geral da web e oportunidades para empresas de todos os tamanhos.

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign
Imagem da apresentação da Eco Webdesign

Apresentação institucional da Eco Webdesign

Veja nossa apresentação atualizada com cases e os principais serviços Edição 6 de 2024

Baixar o E-book Ícone flecha botões Eco Webdesign