Como usar o Google Search Console para crescer seu tráfego
Veja para que serve e como funciona essa ferramenta que mostra como seu site desempenha nas pesquisas do Google
Search Console: Para que serve?
O Google Search Console serve para acompanhar o desempenho do website nas pesquisas do Google de forma geral. É uma ferramenta oficial mantida pelo Google e disponibiliza várias informações como: impressões nas pesquisas, cliques, posição média, entre muitas outras.
Também é possível encontrar informações técnicas e de indexação do website, ou seja, quantas páginas e como o Google está vendo suas páginas.
Por que faz diferença usar o Search Console?
Em primeiro lugar, temos as questões técnicas, sendo a primeira o envio do sitemap, onde você envia todos os links do seu website para o Google, facilitando que sejam encontrados e indexados.
Em segundo ponto temos as informações técnicas, pois é possível ver erros, links quebrados e outras informações sobre problemas de indexação. O painel disponibiliza uma seção para o Core Web Vitals, onde você confere se o site está aprovado em suas métricas, precisa de atenção ou se está reprovado.
Em terceiro lugar e mais prático, temos a análise de palavras-chave, para as quais seu website aparece e também recebe cliques, além da posição média. As análises podem fazer muita diferença para entender o que vai bem ou não nas buscas e oportunidades de novos conteúdos e palavras-chave a serem exploradas.
Sem o Search Console é impossível realizar um trabalho de SEO e sites que não utilizam a ferramenta possuem menos chance de aparecer nas pesquisas.
Entendendo o painel do Search Console
O painel é dividido em um menu lateral (desktop) e o conteúdo. Toda a análise é dividida por propriedades, as quais podem ser um domínio, subdomínio ou caminho especifico. Assim que uma propriedade é adicionada, temos o menu dividido por vários itens, sobre os quais falaremos a seguir:
Performance (Desempenho):
Os itens de performance são as redes do Google, todo website inicia com as Pesquisas Google (Search Results), entretanto, podem “abrir” outras redes como Google Discover e Google Notícias (Google News). Caso seu site não tenha as demais redes, é porque seu conteúdo ainda não é elegível para utilizá-las.
Indexing (Indexação):
São as opções relacionadas à leitura das suas páginas pelo robô do Google, sua indexação, categorização ou remoção. O primeiro item Pages (Páginas), exibe gráficos detalhados de quantas páginas seu site possui no Google, além das páginas que o Google não indexou. Há um formato de página destinado à exibição de vídeos que é registrada em Videos, onde é possível acompanhar a indexação deste tipo específico de conteúdo. A opção Sitemaps (mapa do site) é destinado para o envio de sitemaps, os quais podem ser simples, mapas de outros sitemaps para sites muito grandes ou sitemaps especiais, como o sitemap de notícias. Caso seu site possua páginas que não podem estar no Google, você pode solicitar a remoção por Removals (Remoções), para remover páginas específicas.
Experience (Experiência):
Este item é dedicado à informações empíricas de performance, dividas em HTTPS, one é possível ver as páginas seguras ou não seguras e Core Web Vitals, onde 3 métricas (LCP, CLS e INP) aprovam ou não o website em seus critérios de performance. Para ser aprovado no Core Web Vitals o site precisa atender as métricas para ao menos 75% dos visitantes nos últimos 90 dias.
Enhancements (Aprimoramentos):
Os aprimoramentos são basicamente compostos de dados estruturados (meta dados), os quais podem oferecer uma experiência rica nas pesquisas, como breadcrumbs (caminho da página), logo (imagem), FAQ (perguntas frequentes), How-to (como fazer), entre muitos outros. Quando o website possui AMP Pages (páginas aceleradas para celular), elas são exibidas nesse item, também. Caso haja problema nos dados estruturados, é possível checar o status em aprimoramentos. Caso algum aprimoramento específico não apareça na lista, é porque o Google não encontrou o item ou ele não é elegível.
Security and Manual Actions (Segurança e ações manuais):
Nesta aba temos problemas de segurança ou ações manuais necessárias. Quando há avisos nestas abas, é importante tomar decisões o quanto antes.
Links:
A opção links não está em nenhuma categoria específica, mas é importante para ter uma visualização dos links de seu website e também sites que linkam para seu domínio.
Avançando no Search Console
Vamos expor 5 ações interessantes no Search Console que pode ajudar a entender melhor algumas informações importantes sobre seu website:
#1 Use o filtro por páginas para analisar conteúdos específicos
Seu website pode falar de diversos assuntos, por exemplo, ter várias páginas de serviços, outras de produtos e até uma terceira para o blog. Nessa situação, você pode filtrar por Page (Páginas) > Urls containing (URLs que contém) > TERMO. Se seu website possui um blog, por exemplo, você pode filtrar por links com “blog” para ver a performance do blog. O mesmo pode ser realizado por palavras-chave ou termos completos de pesquisa.
#2 O site está subindo ou descendo no Google? Compare as posições
Utilize na caixa de data o Compare (comparar) e selecione Average Position (posição média, no caso, a linha laranja) para ver para quais termos ou páginas seu site está subindo ou descendo na média de posição.
#3 Seu site aparece para quem pesquisa no computador ou no celular
Para qualquer tipo de pesquisa, veja a aba Devices (Dispositivos), onde os resultados são agrupados por computadores, celulares e tablets. Dessa forma você pode priorizar seu website para os dispositivos que desempenham melhor nas pesquisas ou consertar problemas em outros.
#4 Uma página não está no Google? Solicite a indexação
A busca dentro do Search Console possui a informação Inspect Url (Inspecionar Url) e pode ser utilizada para verificar links específicos no Google. Ao adicionar uma url válida de seu website, é possível checar se a página está indexada, aprimoramentos e como o Google enxerga a página. Caso a página não esteja no Google ou ela mudou, você pode solicitar a indexação novamente; a URL vai para uma fila prioritária de indexação. É possível consultar qual a data de última indexação do link. Há uma limite diário para envios de indexação, então utilize com cautela, principalmente em emergências.
#5 Como seu site aparece nas pesquisas
No dashboard inicial é possível clicar em Appearance (aparência) para ver como seu site aparece no Google. Há diversos tipos de impressão, como AMP (para páginas AMP), Web Story (para web stories), Product Snippet (produto), entre muitos outros. É importante entender que há muitas oportunidades de enhancements (aprimoramentos) que podem exibir seu conteúdo de forma rica, aumentando a competitividade de seu link.
Conclusão
O Search Console é uma poderosa ferramenta para ver insights de conteúdo e também técnicos. Seu uso é fundamental para o trabalho de SEO. Caso tenha você tenha mais dúvidas, entre em contato conosco ou veja mais sobre nosso trabalho de consultoria de SEO.